COMO VIVER UMA BOA QUARESMA?

posted in: Diocesaninho | 0

Carta Pastoral


Estimados jovens e tios do Movimento CLJ, eu desejo que a Graça e Paz de Deus estejam com todos vocês.

Estamos para iniciar um tempo muito especial na liturgia da nossa Amada Igreja, o Tempo da Quaresma que nos prepara celebrar o centro da nossa Fé, a Vida, Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Um tempo favorável para a oração, penitência, caridade, para a conversão, onde somos chamados a nos voltarmos para nos mesmos, refletir sobre nossa vida e buscar as virtudes de que necessitamos para melhor corresponder ao chamado que Deus tem para cada um de nós.

Sim, é um tempo muito favorável, como nos exorta o Apóstolo São Paulo na segunda leitura da Missa da abertura deste tempo, a Missa da Quarta-feira de Cinzas: “Como colaboradores de Cristo, nós vos exortamos a não receberdes em vão a graça de Deus, pois ele diz: “No momento favorável, eu te ouvi e, no dia da salvação, eu te socorri”. É agora o momento favorável, é agora o dia da salvação.” 2 Cor 6, 1-2 Se realmente somos colaboradores de Cristo, se somos de fato cristãos, não podemos estar distraídos ao entrarmos neste novo tempo, para que a Graça de Deus não seja em vão.

Queremos desde já refletir sobre nossos propósitos e aproveitar ao máximo essa Quaresma não somente para uma conversão pessoal, mas também dos nossos grupos de CLJ, para voltarmos a ser aquilo que precisamos que ser: um grupo formado por jovens, tios e padres, que pela unidade do Espírito Santo, com um tripé de Estudo, Piedade e Ação, e através da formação da liderança, busca se encontrar-se cada vez mais com Jesus Cristo e através da Fé, Esperança e Caridade, realizar a Sua Vontade no cotidiano de nossas vidas.

Também na primeira leitura o Profeta Joel nos lembra de como deve ser nossa atitude para vivermos bem este tempo tão importante: “Agora, diz o Senhor, voltai para mim com todo o vosso coração, com jejuns, lágrimas e gemidos; rasgai o coração, e não as vestes; e voltai para o Senhor, vosso Deus; ele é benigno e compassivo, paciente e cheio de misericórdia, inclinado a perdoar o castigo”. (Jl 2,12-13)

E de forma especial no Evangelho, Jesus com os três conselhos para este tempo, caridade, oração e jejum, bem como o modo de vivê-los, nos ensina: “Ficai atentos para não praticar a vossa justiça na frente dos homens, só para serdes vistos por eles. Caso contrário, não recebereis a recompensa do vosso Pai que está nos céus.” (Mt 6,1)

Que cada um de nós, ainda antes da Quarta-feira de Cinzas, possa dedicar um tempo para rezar e discernir quais serão as práticas quaresmais, especialmente com os três conselhos de Jesus para este tempo: caridade, oração e jejum e pelas quais vou me preparar para celebrar bem a Páscoa.

“É agora o momento favorável”, que cada um de nós com seus propósitos quaresmais, com seus dons, talentos e qualidades colocadas a serviço da Igreja, possa aproveitar esse momento favorável, sabendo que cada um de nós é chamado ser um “colaborador de Cristo” e de fato é verdade, vivemos muito isso em nosso Movimento, pois sempre cantamos: “Deus quis do homem precisar pro Seu Reino de Amor construir”, Deus conta contigo, a Igreja conta contigo, o CLJ conta contigo. Qual será a nossa resposta? Vamos juntos colaborar, vamos juntos servir, vamos juntos amar, sem esperar para depois, só temos o hoje, o ontem já foi, o amanhã não temos, “é agora o dia da salvação”.



Clique aqui para BAIXAR o Diocesaninho completo


Gostou! Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.