Vocações

posted in: Diocesaninho | 0

vocação

 

Chegamos ao mês de agosto. Mês que desperta muitas reflexões acerca da nossa vocação e sobre os Planos de Deus para a nossa vida. Por mais que seja importante crermos que toda a nossa história já está planejada por Ele, também se faz importante entender e pesquisar um pouco sobre os caminhos que nos sãos apresentados, pois, Deus na sua infinita misericórdia, ao traçar um plano de vida para nós, também nos concede o livre arbítrio.

Assim, por mais que sejamos obedientes à vontade de Deus, é importante estudar e refletir um pouco mais sobre, pelo menos, os quatro caminhos que podemos seguir; bem como coloca-los em oração para que, de forma mais consciente, possamos aceitar, compreender e seguir o plano de Deus para a nossa vida, pois com certeza, esse será sempre o melhor para nós.

Todos sabemos que a nossa principal vocação é a Santidade, a qual todo cristão recebe de Deus. Depois existem, atreladas à essa, as vocações específicas relacionadas ao campo profissional e religioso, que são as vocações cristãs, como é o caso da vocação ao matrimônio, ao  sacerdócio, à vida religiosa e à vida consagrada. E é a partir do nosso “sim” obediente à vontade de Deus que recebemos a missão de evangelizar e salvar almas para o céu.

Diante disso a nossa proposta neste texto é relembrar e refletir mais um pouco sobre o que está implícito, e explícito, nos chamados às vocações cristãs no mundo de hoje. Vejamos cada uma delas a seguir:

 

Vocação ao Matrimônio

No casamento somos chamados a viver a nossa vocação universal ao amor que é próprio de todo o homem. E é tomando consciência disso que convém nos prepararmos para o matrimônio, pois devemos observar se existe em nós o desejo de fazer o outro feliz, realizando assim, o mandamento de amor que Cristo nos confiou na véspera da Sua morte. No nosso processo de discernimento devemos nos perguntar se estamos prontos para dar tudo ao outro, inclusive a nossa própria vida! Através do amor conjugal, podemos realizar plenamente aquilo que o Senhor nos chama a viver, esse é por sua vez a forma plena da existência humana do Amor de Deus.

 

Vocação ao Sacerdócio

Ser padre é uma graça que estrutura o corpo de Cristo, a Igreja. É também uma responsabilidade para os que seguem esse chamado: guiar e santificar seus irmãos na fé em Cristo Jesus.

 

Vocação a Vida Religiosa

O que caracteriza o chamado para a vida religiosa é a vontade de abandonar tudo para se ligar a Deus. Abandonar tudo mesmo! É viver, através da imitação de Cristo, a pobreza, a castidade e a obediência. As formas de vida religiosa são diversas: vida contemplativa, vida ativa a serviço do apostolado, vida consagrada a serviço dos mais pobres e mais necessitados.

O discernimento acompanhado da direção espiritual é mais que necessário nesse chamado, pois é de suma importância a consciência das responsabilidades e implicações sucedidas deste “sim”.

 

Vocação a Vida Consagrada no Mundo

Todo batizado é chamado para prestar testemunho de Deus por toda a sua vida, isso independe de estarmos ou não unidos à vida religiosa ou ao matrimônio. Esta é uma dádiva de Deus que se constitui em uma riqueza para a vida da Igreja: estar no mundo sem pertencer ao mundo. Todos nós temos este compromisso para com a nossa fé católica, Deus nos chama a sermos servos da Sua palavra e a evangelizar em todos os momentos de nossa vida, através de nossas atitudes e palavras.

Essa é uma vocação que todos podemos e devemos assumir.

Nosso desejo é que possamos colocar as nossas dúvidas e receios, bem como o nosso chamado às vocações cristãs em oração, para que assim compreendamos o plano de Deus em nossa vida. Pois somente através de uma vida reta, baseada nos ensinamentos de Cristo, colocando em prática o nosso plano de vida, pedindo a Jesus para que as nossas vontades estejam alinhadas aos caminhos que Deus nos preparou, e que poderemos ter a sabedoria necessária para ouvirmos o Seu chamado como cristãos no mundo de hoje, como filhos amados de Deus.

 

Padre Felipe Xavier

 

Gostou! Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.