Um Novo Ano no Caminho para a Eternidade

posted in: Diocesaninho | 0

Amados jovens do movimento CLJ, quando vocês tiverem a oportunidade de ler esta carta já teremos iniciado na Igreja o Tempo do Advento, e portanto um novo ano litúrgico, o ano B.

Também chamado o ano da Igreja, o ano litúrgico tem a mesma duração do ano civil, diferenciando-se em conteúdo e datas de início e fim.

O ano civil se desenrola em dias, meses e estações que somente refletem o ritmo do cosmo; isto é, o movimento de rotação da Terra em torno de si mesma e a rotação anual em torno do Sol, do qual depende o alternar-se do dia e da noite, do calor e do frio. O ano litúrgico supõe tudo isso, da mesma forma que a graça supõe a natureza; mas acrescenta uma dimensão nova: a história.

advento

Exatamente a história que têm por protagonistas Deus e o Homem, e que interessa, por isso, a todos os homens, e em comparação à qual toda outra história pode parecer particular e de pouca importância.

Elemento comum entre os dois é o domingo, dia que nas nações cristãs marca o ritmo tanto de um quanto do outro, constituindo uma espécie de ponto de encontro entre natureza e graça.

O domingo que para os não crentes é o ápice do final de semana, dia especial para lazer, descanso, passeios, compras, etc; para nós cristãos é na verdade o início e o dia mais importante da semana.

CELEBRAMOS SEMPRE A PÁSCOA DO SENHOR, MISTÉRIO CENTRAL DA NOSSA FÉ CATÓLICA.

Ao iniciarmos portanto, um novo ano litúrgico e civil, façamos o firme propósito de viver intensamente a nossa fé, propósito de encontrarmos nosso lugar nessa história, isto é: criaturas que vivem no tempo a expectativa da eternidade. Seres humanos redimidos por Cristo, que estão no mundo, mas que são destinados ao céu.

A virada do ano representa uma ruptura no calendário civil, para nós católicos, porém, representa uma continuidade. Quando o Cristo Senhor voltar para estabelecer novos céus e nova terra. Quando o céu e a terra passarão e se cumprirá definitivamente a Palavra do Senhor.

Que a Celebração do Santo Natal seja para nós uma oportunidade de renovação da nossa fé em Jesus Cristo, e uma adesão sincera ao Evangelho para que no tempo da história nunca percamos de vista a eternidade feliz que nos aguarda no paraíso.

Um Feliz ano novo e UM SANTO NATAL A TODOS!

pe miguel

Pe. Miguel Arnold

Sinais Natalinos

Em toda a parte há sinais natalinos. Pinheirinhos enfeitados, luzes, enfeites, comércio em alta, aproveitando a temporada para vender seus produtos, músicas natalinas nas ruas, nos ambientes diversos, presépios lindos dentro e fora das Igrejas, apresentações teatrais, turismo num ritmo frenético. Assim se manifesta inúmeros acontecimentos externos indicando que algo importante está por ser celebrado.

A Igreja no domingo próximo passado focou toda a liturgia na preparação para o natal usando textos do evangelho de Marcos. Os mesmos frisam o espírito que deve nortear as quatro semanas do advento, ou seja, “vigiar”.

No entanto, muitos cristãos estão focados apenas no externo do advento e do Natal.

Estranhamente a festa que deveria expressar a alegria por Deus entrar na história humana para indicar o caminho a seguir, tudo não passa de uma festa reducionista e paganizada, longe do sentido teológico da “salvação” do humano. “Preparai o caminho do Senhor”. Esse é o chamado que nós cristãos devemos escutar hoje.

PRECISAMOS PARAR PARA DETECTAR QUAIS ZONAS DE NOSSA VIDA NÃO ESTÃO ILUMINADAS PELO ESPÍRITO DE JESUS […] PODEMOS FUNCIONAR BEM COMO UMA COMUNIDADE RELIGIOSA AO REDOR DO CULTO, MAS CONTINUAR IMPERMEÁVEIS A ASPECTOS ESSENCIAIS DO EVANGELHO”.

Será que Jesus nos reconheceria hoje como seus discípulos da maneira como estamos vivendo?

É preciso repensar a vida na ótica de Cristo. Fé é algo que se vive num nível mais profundo que o nível dos sentimentos. O decisivo é buscar Deus como alguém a partir do qual nossa vida possa adquirir sentido, orientação e esperança.

“Preparai o caminho do Senhor aplainai as suas veredas”. O homem e a mulher contemporâneos precisam escutar esse grito de João Batista já que buscam salvação de alguma maneira. Entretanto é preciso abrir caminho e deixar Deus entrar nessa cultura fechada sobre si, afinal Deus está perto de quem o busca verdadeiramente.

É URGENTE E DECISIVO

Padre Ari